Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Segunda-feira, 28 Setembro , 2009, 14:49

Os resultados obtidos pela CDU, em 27 de Setembro, para as Eleições Legislativas, seja no plano nacional, seja no plano do Concelho de Olhão, são animadores e mobilizadores,

Não são os resultados que eu esperava, mas a CDU sobe 30.000 votos, sobe em percentagem e sobe 1 mandato retirado ao PS. Em Olhão, sobe em todas as freguesias, aumentando 19% a sua votação, isto é 264 votos. Em Moncarapacho, a CDU sobe 39,1%
Não me surpreende a descida do PS, nem a nível nacional, nem a nível de Olhão, embora não supusesse que aqui fosse tão significativa. Desce 3700 votos (40%). O Candidato Leal, tem razões para estar preocupado.
Em Olhão, o PS perde para todos os partidos, o que é demonstrado pelos números.
O PSD sobe 35 votos no Concelho e o CDS tem uma subida significativa. O BE sobe exponencialmente.
Creio que alguns destes resultados são fruto da acção das televisões e de algumas “modas”, que veremos onde chegarão.
Aparentemente, todos ganham. Uns porque não perdem, outros porque sobem.
Naturalmente que para efeitos mediáticos e políticos está a ser explorado o facto de a CDU ter deixado de ser a 3ª força politica a nível nacional.
Mas para os activistas da CDU, isso não é o mais importante. Continuamos o nosso trabalho e a nossa acção, na base das nossas convicções e na defesa daquilo que consideramos justo e correcto e não na base dos lugares que alcançamos.
Para nós, hoje é outro dia de continuação do trabalho com vistas às Eleições Autárquicas de 11 de Outubro.
Porque são eleições completamente diferentes.
Desde logo porque a nível local, as televisões não têm o mesmo papel. Depois, a arrumação das forças e a forma como concorrem, é diferente. Por último a CDU não tem qualquer receio de se confrontar com as outras forças concorrentes, seja no plano do conhecimento dos problemas e das propostas, seja no plano da credibilidade e capacidade dos seus candidatos, seja ao nível do “dar a cara” pelo projecto “Por Olhão, Pelos Olhanenses”.
Por outro lado, julgo que o Partido Socialista, em Olhão, corre para estas eleições, desmoralizado e desgastado.
O Candidato Francisco Leal é o espelho disso. Nota-se-lhe o cansaço e o desgaste. Está envelhecido (não estou a escrever isto do ponto de vista do ataque pessoal, que fique claro). Parece que a todo o momento, vai “atirar a toalha”. Mas não se enganem. Ele vai lutar. Até por tudo aquilo que o “envolve”.
Nas últimas eleições autárquicas a CDU ficou a cerca de 100 votos da eleição do vereador.
Continuo a pensar que a CDU faz muita falta na Câmara de Olhão. Creio que as coisas serão obrigatoriamente mais transparentes, e com vantagens para as populações e o Concelho, elegendo-se o candidato da CDU para a Câmara de Olhão.
É para isso e por isso que o trabalho continua.
 
José Castanheira
 

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO