Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Segunda-feira, 28 Setembro , 2009, 14:49

Os resultados obtidos pela CDU, em 27 de Setembro, para as Eleições Legislativas, seja no plano nacional, seja no plano do Concelho de Olhão, são animadores e mobilizadores,

Não são os resultados que eu esperava, mas a CDU sobe 30.000 votos, sobe em percentagem e sobe 1 mandato retirado ao PS. Em Olhão, sobe em todas as freguesias, aumentando 19% a sua votação, isto é 264 votos. Em Moncarapacho, a CDU sobe 39,1%
Não me surpreende a descida do PS, nem a nível nacional, nem a nível de Olhão, embora não supusesse que aqui fosse tão significativa. Desce 3700 votos (40%). O Candidato Leal, tem razões para estar preocupado.
Em Olhão, o PS perde para todos os partidos, o que é demonstrado pelos números.
O PSD sobe 35 votos no Concelho e o CDS tem uma subida significativa. O BE sobe exponencialmente.
Creio que alguns destes resultados são fruto da acção das televisões e de algumas “modas”, que veremos onde chegarão.
Aparentemente, todos ganham. Uns porque não perdem, outros porque sobem.
Naturalmente que para efeitos mediáticos e políticos está a ser explorado o facto de a CDU ter deixado de ser a 3ª força politica a nível nacional.
Mas para os activistas da CDU, isso não é o mais importante. Continuamos o nosso trabalho e a nossa acção, na base das nossas convicções e na defesa daquilo que consideramos justo e correcto e não na base dos lugares que alcançamos.
Para nós, hoje é outro dia de continuação do trabalho com vistas às Eleições Autárquicas de 11 de Outubro.
Porque são eleições completamente diferentes.
Desde logo porque a nível local, as televisões não têm o mesmo papel. Depois, a arrumação das forças e a forma como concorrem, é diferente. Por último a CDU não tem qualquer receio de se confrontar com as outras forças concorrentes, seja no plano do conhecimento dos problemas e das propostas, seja no plano da credibilidade e capacidade dos seus candidatos, seja ao nível do “dar a cara” pelo projecto “Por Olhão, Pelos Olhanenses”.
Por outro lado, julgo que o Partido Socialista, em Olhão, corre para estas eleições, desmoralizado e desgastado.
O Candidato Francisco Leal é o espelho disso. Nota-se-lhe o cansaço e o desgaste. Está envelhecido (não estou a escrever isto do ponto de vista do ataque pessoal, que fique claro). Parece que a todo o momento, vai “atirar a toalha”. Mas não se enganem. Ele vai lutar. Até por tudo aquilo que o “envolve”.
Nas últimas eleições autárquicas a CDU ficou a cerca de 100 votos da eleição do vereador.
Continuo a pensar que a CDU faz muita falta na Câmara de Olhão. Creio que as coisas serão obrigatoriamente mais transparentes, e com vantagens para as populações e o Concelho, elegendo-se o candidato da CDU para a Câmara de Olhão.
É para isso e por isso que o trabalho continua.
 
José Castanheira
 

Anónimo a 2 de Outubro de 2009 às 17:26
Comentário apagado.

Vai a Olhão, vai... a 2 de Outubro de 2009 às 20:57
A moderação de comentários está activa.
Não serão permitidos desvios dos objectivos que este espaço visa.
Assim, estes comentários vão ser eliminados, por não se inserirem no espirito deste blog.
José Castanheira

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO