Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Quinta-feira, 08 Outubro , 2009, 21:46

Aproxima-se o dia 11 de Outubro, dia das eleições Autárquicas e à medida que a campanha vai avançando, sinto que vai crescendo o apoio ao projecto em que a candidatura da CDU está empenhada “Por Olhão - Pelos Olhanenses”.

Andamos na rua, nas acções de campanha e sente-se uma muito boa receptividade no contacto, uma boa aceitação das propostas e até afabilidade no acolhimento à campanha da CDU.
Será a Democracia a funcionar. Mas parece ser mais do que isso. Talvez a ideia de que a CDU faz falta na Câmara de Olhão, vá ganhando força.
Por outro lado, constata-se realmente um grande descontentamento, relativamente à actuação da Câmara PS e um grande desgaste do candidato socialista. Esse é o grande traço, que aliás tem sido visível na perda de votos do PS em Olhão nos últimos actos eleitorais.
Aquilo que mais se ouve dizer, é que está na hora de mudar.
Não sei, no momento do voto, como funcionará este descontentamento, e para onde se canalizará a vontade de mudança.
No próximo Domingo, para além de escolhermos as pessoas que ficarão à frente dos Órgãos Autárquicos no Concelho, temos também a possibilidade de escolher o caminho que queremos para Olhão.
Então, o PS prepara-se para apresentar mais do mesmo. Fala de algumas obras que vêm de trás, tem feito uma campanha “desesperada” em que colocou a Câmara a trabalhar para o Partido Socialista. Por todo o lado, de dia e de noite, lá estão as máquinas a tapar o buraquinho, a colocar um centímetro de alcatrão, na estrada, a cortar umas ramagens, a pintar uma passadeira, a recolher o lixo que há meses estava amontoado, etc., etc.
E promessas, promessas, mais promessas.
Não se ouve uma palavra sobre o desemprego, diz generalidades sobre a Ria Formosa e as pescas, não fala do Marisqueio, nem dos mariscadores, não fala da Agricultura e do Comércio tradicional, nem como atrair investimento e criar riqueza para o Concelho. 
Depois, o dinheiro que terá custado a campanha. Dezenas e dezenas de outdoors, parece que choveram no Concelho. Os carros alugados, o luxuoso papel dos panfletos distribuídos aos magotes. Chega a ser chocante nestes tempos de crise.
Apesar de tudo isto, tenho para mim que o PS, baixará a votação e perderá vereadores. O Povo do Concelho, vai penalizar o PS, pelo que fez e pelo que deixou de fazer. Até porque desta vez, não se repetirá, nos mesmos termos, a situação de Moncarapacho que beneficiou bastante o candidato Francisco Leal e o PS, que sem saber como “caiu-lhe no colo” um vereador. Desta vez o candidato do PS, em Moncarapacho, “está aflito”.
Com diferenças de Freguesia para Freguesia, com mais ou menos volume, o PS vai perder votos, em maior ou menor grau
A perda da maioria absoluta, a concretizar-se, será uma tragédia para o PS de Olhão, mas seria um bem para o Concelho.
Os socialistas e todos os interesses e clientelismos que os envolvem, tudo farão ainda, até Domingo, para minimizar as perdas.
Mas creio que a tendência para baixar, é irreversível.
A CDU, seguramente crescerá!
Fizemos uma campanha limpa, sem ostentações, nem arrogância. Fomos a única força política que promoveu acções públicas, na rua, “dando a cara” na divulgação dos seus candidatos e das suas propostas. Nenhuma outra força o fez.
Fomos praticamente a todos os pontos do Concelho. Nalguns casos, mais que uma vez.
Procurámos não ficar pela “campanha da esferográfica e do avental” e tentámos discutir os problemas de Olhão e o futuro do Concelho.
Muitos e muitos Olhanenses, “Escalfados”, Moncarapachenses, Fuzetenses e Pechanenses nos ouviram e compreenderam as nossas posições.
Os nomes constantes da Comissão de Apoiantes da candidatura CDU, mostram que foram ultrapassadas as fronteiras dos partidos e forças que compõem a CDU.
Com humildade, mas muito honrado por ter trabalhado com tanta gente independente e que participa numa campanha pela sua terra pela primeira vez, sinto-me muito confiante no trabalho desenvolvido e muito confiante no Povo do nosso Concelho.
E muito sensibilizado pelas inúmeras manifestações de apoio e pelas de palavras de incentivo recebidas, um pouco por todo o lado.
Que tudo isto convirja Domingo para dar mais força à CDU.
Tudo o que a CDU alcançar, será “POR OLHÂO – PELOS OLHANENSES”
 
José Castanheira

João de OLHÃO a 10 de Outubro de 2009 às 14:25
Já nem culpabilizo só o ctual presidente do Municipio de Olhão, a minha limitada análise dá-me para concluir que, com tantas mudanças de fundo, quer na Freguesia, quer na Assembleia Municipal e no Municipio, ou o Leal perdeu a força que dizia ter, ou então a concelhia do PS obrigou-o a dançar o corridinho, pois foram tantas as saídas e tantas as entradas que mais pareceu um correr com as pessoas.

Tentando ser justo, quer-me parecer que estas eleições autarquicas constituirão para o PS a sua menor qualidade de componentes.

Facilmente se observa os jogos de cintura com as caras novas que compõem a equipa.

Á mulher de "Cesar" não bastava ser séria, tinha também do o parecer ser.

Com esta frase digo muita coisa, abençoados os que por via da sua inteligência e capacidade observadora ainda irão a tempo de rectificar muita coisa.

Já agora mais uma "acha", o Dr. Francisco Louçã, que muito admiro, onde foi encontrar o candidato do BE para o Municipio de Olhão? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Provavelmente em alguma feira franca.

Bom fim de semana e boa pontaria.

João d'Olhão

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO