Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Segunda-feira, 05 Janeiro , 2009, 13:22

Este post pretende ser assim uma espécie de Carta de Intenções, deste blog e no qual se tenta responder à pergunta colocada no título.

 

Não, não é uma questão de promoção ou afirmação pessoais! Tão pouco é uma questão de protagonismo! Aliás, pode parecer paradoxal, mas até sou avesso a isso...
O que se passa é que a vida da sociedade, as suas gentes, as suas vivências, os seus comportamentos, tem para mim, em todos os seus aspectos, um especial interesse e uma grande importância.
Nada do que diz respeito a Olhão e às suas populações e duma forma geral a todos os que trabalham, ao nosso pais e ao que vai pelo mundo me é indiferente.
O exercício da cidadania, para além dum direito conquistado, considero-o um dever a ser exercido.
Por isso procuro participar na medida das minhas possibilidades e das minhas capacidades ao nível do que me está mais próximo. E para mim o que está mais próximo é Olhão, onde resido há mais de 30 anos.
É aqui que me sinto em casa. Vibro com tudo o que de bom oiço e vejo sobre o Concelho de Olhão. Entristecem-me as más novas desta terra. Procuro saber e conhecer, para formar uma opinião fundamentada.
Procuro participar em diversas Estruturas Associativas, que têm sobretudo a ver com a Cidadania, a Cultura, a Ria Formosa e o Património Olhanense, que para mim são fonte de reflexão e de inspiração em muitos e muitos aspectos da minha vida.
Sou membro dum Partido politico que não se revê na actual, omnipresente e opressiva gestão municipal, e que entende que existe uma outra forma de estar na vida pública, mais transparente, menos arrogante, menos tentacular, sem medos de represálias pelas mais pequenas coisas, mais próxima dos cidadãos, mais solidária, mais organizada e mais respeitadora de principios e valores e que transporte o sonho dum Olhão fiel à sua História e onde dê mais gosto viver.
Muitas vezes sou chamado a pronunciar-me em nome ou em representação dessas Entidades a que estou ligado ou nas quais participo. E aí, por sentido de responsabilidade, nem sempre posso dizer o que quero. Ou seja nem sempre posso “chamar os bois pelos nomes”… e ele há alturas em que é isso, não só que apetece fazer, como é o que se deve fazer!
Desta forma, um blog pessoal só responsabiliza o autor. E assim, de cabeça levantada, com o meu nome por baixo, posso frontal e responsavelmente discorrer acerca do que alguns factos, acontecimentos e atitudes de personalidades da nossa terra e/ou da nossa vida quotidiana, se me oferecem dizer.
Cá nos iremos encontrando...
Olhão, 05.01.09                                                   José Castanheira 

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO