Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Sexta-feira, 12 Junho , 2009, 08:15

Não quero atacar ou criticar pessoalmente o “senhor” Leal, mas sim, sem pretenciosismos, esboçar um quadro hipotético, no qual tento analisar algumas das características e dos traços da personalidade do nosso “senhor” Francisco Leal, pois, os seus cada vez mais frequentes descontroles e acessos, esgrimindo contra alvos que ele (qual D. Quixote), lá vai visionando, têm-me lavado a pensar no porquê dessas atitudes e desse comportamento.

O “senhor” Leal exteriormente parece ser forte. Normalmente transpira confiança, fala como se acreditasse em tudo o que diz. É arguto. Tem alguma capacidade de manobra, sobretudo naquilo que lhe interessa, parece ser cordato, enfim, terá tudo (à vista desarmada...), para se apresentar realmente com uma atitude comportamental, à altura do cargo que tem ocupado.
Mas os descontroles e desvarios, são sintomáticos de desvios e desequilíbrios que não só obnubilam aquela imagem de segurança, como são indicativos de quadros de desenvolvimento cognitivo pouco claros e até indiciadores de fragilidades que nalguns casos, até se podem tornar perigosas para exercício do cargo de edil.
Isto é, o “senhor” Francisco Leal, está psicologicamente fraco e passo a tentar explicar.
A sua personalidade está construída na base da auto-contemplação. Ele vive da imagem que pensa que projecta de si próprio…
Por qualquer razão, em qualquer momento do seu desenvolvimento intelectual, convenceu-se, que é “muito bom” naquilo que faz, que tem sempre as posições correctas e que as pessoas têm para com ele uma divida sem limites por ele colocar essas suas “capacidades” ao serviço da população.
A partir de certa altura deixa de poder conviver com a crítica e passa a rodear-se de pessoas, que só servem para lhe dizer que sim, o que lhe transmite segurança e lhe vai alimentando o ego, como diria Freud.
E vive só, com o seu Volvo, (que lhe dá estatuto e contribui para a sua auto-estima...), o seu confidente, o seu amigo, o seu psicanalista...
Quando a opinião diversa se torna mais incisiva, mais presente, mais acutilante, mais fundamentada, o seu comportamentalismo reage negativamente a estes estímulos. Aspectos da sua personalidade, quais fusíveis “estoiram” e ele faz com muita facilidade um quadro neurótico, vendo inimigos em todo o lado (até nas reuniões do PS…) e presentemente, detectando “organizações terroristas” em tudo o que o que o contrarie.
O "senhor" Francisco Leal, não está bem! Está arrasado e esgotado e necessita de ajuda que a do Volvo por si só, já não chega
Este homem não tem condições psicológicas para continuar no cargo.
Seria bom para ele que a população de Olhão o libertasse deste peso.
Assim ele poderia voltar a ser o Francisco Leal, capaz de ser útil nalguma das IPSS´s do Concelho.
 
José Castanheira

floripes a 12 de Junho de 2009 às 12:38
F.Leal útil,numa IPPS? Não se deve estar a referir à pessoa que eu conheço,por esse nome,e que há 4 mandatos que está na CMO.

Vai a Olhão, vai... a 14 de Junho de 2009 às 00:07
D Floripes, eu queria dizer integrá-lo integralmente, num asilo...
José Castanheira

PAULA a 12 de Junho de 2009 às 18:23
Senhor Castanheira, fazer uma avaliação psico-somática de F.LEAL, digo-lhe só o seguinte: Qualidades como o perfeito conhecimento dos outros, a compreensão dos seus sentimentos e emoções,o optimismo e a capacidade de governar são mais importantes do que uma intelegencia analítica e um pensamento lógico.
Aconselho-o a ler primeiro as pautas neurobioticas que determinam as nossas emocões, para depois descrever mais correctamente a forma como estas combinam, com a razão do cerebro humano. Logo lhe ensino mais....

Vai a Olhão, vai... a 12 de Junho de 2009 às 20:06
D Paula, agradeço a sua disponibilidade, mas não escrevi tudo o que sei...
Apenas quis afirmar e reafirmo que o "senhor" Leal não está bem psicológicamente e que está diminuido nas suas prestação públicas

PAULA a 12 de Junho de 2009 às 22:23
Senhor Castanheira, os lóbulos pré-frontais e frontais assumem um papel especial na assimilação neocortical das emoções, como gerentes das nossas emoções,assumem duas importantes tarefas: em 1º lugar moderam as nossas reacções emocionais, e em 2º lugar desenvolvem planos de actuação concretos para situações emocionais.
Não vejo o F.Leal no diagnostico ou perfil que lhe traçou.
Sabe, a principal diferença entre os optimistas e os pessimistas está na forma como explicam as suas derrotas.
Logo lhe ensino mais.

Vai a Olhão, vai... a 13 de Junho de 2009 às 00:21
Felizmente há sempre uma D. Paula, pronta a defender o "senhor" Leal...
Mas insisto que não pretendo escrever um artigo cientifico...
O hipotético perfil que tracei, só serve para manter a afirmação que embora a Sra D Paula não veja, o "senhor" Leal, ficaria muito melhor se fosse libertado dos seus cargos.
E já agora, poupe-nos à sua suposta sapiência. É desnecessária e inócua. Está a gastar o seu latim...
Mas escreva sempre, tenho muito gosto em ler a sua prosa.
José Castanheira

Paula a 13 de Junho de 2009 às 01:03
Srº Castanheira, gosto por vezes navegar no ciber espaço net, e por vezes verifico que os vossos comentários analíticos sobre os seus adversários politícos costuma citar freud, a forma como avalia o adversário e o coloca chama-se DISSEMIA, EU EXPLICO: DISSEMIA É A INCAPACIDADE DE INTERPRETAR DE FORMA CORRECTA OS SINAIS EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS DOS OUTROS. LOGO LHE ENSINO MAIS.

Vai a Olhão, vai... a 13 de Junho de 2009 às 02:27
Oh Sra D Paula, vá escrevendo. Eu gosto. A sério. se eu puder aprender algo consigo, tanto melhor. Ou vice-versa...
Mas não me tira este "cenário" da cabeça. O "senhor" Leal não está bem. psicológicamente. Está frágil. Se puder, ajude-o a libertar-se do fardo. Ele precisa...
José Castanheira

Paula a 13 de Junho de 2009 às 08:28
Senhor Castanheira, não diga isso fica~lhe mal.
A moderna investigação da intelegencia atribui um importante papel ao conhecimento que as pessoas têm de si mesmase á sensibilidade frente a terceiros aquilo que GARDNER designa por intelgência intrapessoal ou interpessoal. F.Leal tem estes dois parametros bem definidos, está na plenitude destas relações.
Logo Lhe Ensino Mais.

Vai a Olhão, vai... a 13 de Junho de 2009 às 15:31
Sra D Paula, A senhora acha que uma pesoa que entra numa assembleia de voto e sem qualquer legitimidade para isso, questiona/acusa um elemento que está na Mesa a cumprir o seu devir civico, está na plenitude as suas capacidades?
Acha que uma pessoa que numa Assembleia Municipal se descontrola, começa a elevar a voz e dar socos na mesa, está a agir bem?
Uma pessoa que numa Assembleia Municipal se levanta do seu lugar e se dirige ao Secretário da Mesa e lhe pergunta "o que foi que escreveste sobre a pescada da Fuzeta?" ( e é necessário ter em conta o contexto em que esta cena se passa, não está claramente perturbada?
DEixe-se de teorias, estes sao os factos e uma pessoa que se descontrola assim, não tem condições psicológicas para continuar.
Não é só uma questão de diagnóstico. É uma questão de bom senso e até de higiéne autárquica e saúde publica.
Se soubesse o que me divertem as suas observações...
Mas brincando um pouco, não, não penso que seja uma... como se diz...? "lealnete?"
Eu levo isto para a brincadeira, mas o estado do "senhor" Leal inspira cuidados!

Paula a 13 de Junho de 2009 às 20:37
Senhor Castanheira, leia mais sobre atitudes comportamentais,por exemplo: A SIMBIOSE ENTRE A EMOÇÃO E A RAZÃO ; CRIAR RELAÇÕES SOCIAIS;
CONTRA A EXCLUSIVIDADE DA RAZÃO, ETC ETC.
São obras que lhe faziam bem ler, e deixe lá FREUD e F.LEAL.
PAULA NET. LOGO LHE ENSINO MAIS.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO