Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Domingo, 28 Junho , 2009, 16:13

Na CDU, em Olhão, temos tentado reflectir, porque é que havendo um desgaste tão grande do “senhor” Leal, da sua figura e de muitos elementos que gravitam em torno dele.

porque é que havendo um descontentamento tão grande em relação à actuação da Câmara de Olhão, em áreas como a Ria Formosa, as Obras, a Transparência, a Participação (ou a marginalização,,,) dos Cidadãos, entre outras e sendo a CDU, indiscutivelmente a força politica que mais intervém, sobretudo ao nível dos Órgãos em que tem eleitos (todos com excepção de Moncarapacho, até agora), apresentando dezenas e dezenas de propostas, requerimentos e todo o tipo de sugestões, acerca dos mais variados assuntos, que vão desde as Pescas e Marisqueio à Agricultura, passando pela Saúde, Educação, Juventude, ligação dos Órgãos eleitos às populações do Concelho, etc, etc, etc., porque é que não se verifica uma mais ampla transferência de votos para a CDU e esta não é vista por alguns sectores da nossa população como uma alternativa?
Bom, podemos tentar encontrar e haverá certamente várias explicações para isso.
Desde logo um grande desconhecimento (por responsabilidade da CDU), daquilo que faz, mas que não divulga junto de largos sectores do eleitorado.
Depois porque a CDU, pode estar associada à ideia de é sectária, só crítica e não apresenta propostas.
Também porque haverá pessoas que consciente ou inconscientemente, conotam a CDU e o PCP, com a ex - União Soviética, eventualmente com a Coreia do Norte, Cuba e por aí fora.
Além disso, há forças e pessoas (a começar pelo “senhor “ Leal e Companhia…), que aquilo que fazem permanentemente é deturpar as posições da CDU.
E temos então, que em momentos de grande desgaste do PS em Olhão, sem se saber bem como e praticamente sem nenhum trabalho feito e até sem se conhecerem as pessoas, ou aparece uma ASDI, ou um PRD, ou um Grupo de Independentes ou um BE, ou outra coisa qualquer, que acaba por impedir oportunistamente (do ponto de vista politico), que a CDU amplie as suas posições e a luta contra o polvo socialista há tantos anos instalado m Olhão, ganhe outra amplitude e até consistência e coerência.
E até há outra coisa curiosa, que é o facto de a CDU manter ou reforçar as suas votações.
Foi o que se passou nas últimas eleições para o PE em Olhão, onde a CDU registou uma subida de quase 600 votos em termos absolutos, colocando-se nestas eleições, praticamente ao nível das suas votações nas Autárquicas.
Curiosamente, as outras forças políticas, o PSD e o BE não subiram à custa da CDU. Estou convencido que muitos dos votos recolhidos pelo BE, em Olhão, vêm da área de Manuel Alegre, que nestas eleições quis mostrar a Sócrates o seu peso político. Não foi por acaso que durante algum tempo assistimos a reuniões e encontros onde Alegre e Louça convergiam.
Penso portanto, que as próximas eleições serão diferentes e a única grande conclusão que tiro  em Olhão, é que o “senhor” Leal perde eleições. E não é a primeira vez. Ponto final.
Mas… haverá uma barreira, um preconceito, relativamente à CDU?...
Continuaremos estas reflexões.
 
José Castanheira
 
 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds