Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Sábado, 29 Agosto , 2009, 22:53

De mestre!!!???...

Só se for, de mestre do aproveitamento do aparelho camarário para fins partidários e eleitorais…
Tento ler sempre com atenção, aquilo que rc escreve no seu “bate-estacas”.
Umas vezes concordo, outras não, o que me parece perfeitamente natural.
É o debate de ideias, franco e não o comentário ou anónimo ou insultuoso.
Neste caso, fico um pouco confuso, com o elogio ao “animal político” (a expressão não é minha), que o rc produz relativamente ao “nosso” Presidente.
Desde que se colocou a questão do empreendimento para Marim e da destruição do Circuito de Manutenção e até do Conjunto Arqueológico da Fábrica do Carepinha, que a CDU tem colocado a questão da alternativa, em termos de “pulmão da cidade”. E questionou a Câmara, nesse sentido, como é hábito, sem resposta por parte do Presidente…
Para a CDU, está clara, independentemente do que vier a suceder com Marim (e muita coisa ainda poderá suceder…), a necessidade dum parque urbano, dotado de algumas infra-estruturas (temos falado nas nossas reuniões, em Circuito de Manutenção – não há nenhum problemas em termos 2 c. m. em Olhão - em Restaurante-café, em Estufa-fria, em Auditório ao ar livre, em Lago artificial, em Sala de Leitura, em Parque-infantil, entre outras), mas que ao mesmo tempo exalte os nossos artistas, os nossos poetas, as suas obras e as suas vidas, dotando esse parque urbano, com um conjunto de estátuas e obras de arte alusivas aos produtores da cultura, da identidade e da memória Olhanenses.
O que parece aqui chocante é o facto de o Eng. Leal se “fechar em copas”, colocar os serviços da Câmara a elaborar um projecto que agora pretenderá apresentar como um “trunfo eleitoral”.
E isto o rc não critica.
Se calhar, não era isso que pretendia com o seu post.
Mas que a CDU não copia, nem pedincha, isso não.
E por mim, não sei quem vai copiar quem...
A CDU, sem saber o que o PS estava a fazer - aproveitando os serviços e os funcionários da Câmara - tem no seu programa eleitoral a proposta de criação dum Espaço de Lazer e de Cultura, polivalente, valorizador do património do Concelho e que aceitamos possa ser no Brejo.
E isto só mostra que a CDU, estuda os problemas e necessidades das populações e apresenta soluções, ou pelo menos tem propostas e não foi copiar pelos cantos escondidos da página da Câmara…
O rc não valoriza isto.
Também não creio que o rc pretenda dar cobertura ao oportunismo eleitoral e ao aproveitamento despudorado dos recursos públicos, por parte do Eng. Leal e do PS-Olhão.
Mas o post resulta equivoco...
 
José Castanheira

João Carlos T. a 10 de Setembro de 2009 às 15:55
Registo os meus sinceros desejos de longevidade e lucidez para abordar os problemas que nos afligem a todos os Olhanenses, Fuzetenses, Moncarapachenses, Pechanenses (?) e Quelfenses (?), mantendo a critica constutiva que em abono da verdade até hoje tenho constatado.
Como nem tudo serão certamente rosas, também tenho a apontar alguma forma agressiva com que alguns dos assuntos são abordados neste blog, contudo não deixo de reconhecer a verdade dos mesmos, critico sim a forma menos lógica, cordial e correcta com que são abordados, pois não é por termos razão que temos de nos tornar mais ou menos agressivos (por vezes a agressividade funciona com efeitos contrários).
Mas quero eu dizer que, sendo um nascido e criado em Olhão, é com grande consternação que assisto ao marasmo politico em que a nobre Cidade de Olhão da Restauração está envolvida.
Começando pelo principal partido da oposição "PSD" é um dó de alma ver a sua lista, gente sem história em Olhão, sem o devido conhecimento do Concelho, enfim mais uma situação em que o "compadrio" está bem representado. Passando para o "CDS", coitados, até lhes reconheço alguma boa vontade, mas defacto reconheço que será um partido que em Olhão, por muito bem intencionados os seus candidatos terão de trabalhar mais para atingirem um patamar que os torne uma referência em Olhão. Por sua vez o "BE", muita vontade, muita juventude mas também em consequência muita gente verde e distante da realidade, muita teoria e pouca prática. A "CDU" quer me parecer ser a força mais equilibrada, claro que terão no seu elenco também valores fracos, mas serão no meu entender um partido que poderá exercer alguma pressão ao Municipio local liderado pelo PS desde sempre, levando-me a interrogar se em tanto tempo de "governação" as gentes de Olhão ainda continuam "endrominadas" ao PS, por muito que nos custe a reconhecer será ainda o seu presidente Francisco Leal o mal menor, rodeado de muita gente incompetente e sem vontade de inverter tal comportamento, autenticos militantes de favorecimentos encapuzados.
Vamos abrir bem os "olhos" ou não somos nós uma maioria nascida em "OLHÃO", com a obrigação de ter o "olho" bem aberto.
Felicidades e bons desempenhos,
JCT

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO