Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Sexta-feira, 25 Setembro , 2009, 21:30

Por vários motivos a ultima reunião da Assembleia Municipal de Olhão, não foi fácil para o candidato do PS e actual Presidente da Câmara, Francisco Leal.

Desde logo porque a sala estava repleta de assistentes, o que o deixa nervoso.
Depois porque a CDU apresentou uma Moção de Censura à Câmara de Olhão, que desmontou ponto por ponto, as irregularidades, a arrogância e as más práticas por ele prosseguidas, que conduziram a que Olhão esteja mais pobre do que estava há 4 anos, com a economia local em grande depressão, com elevados índices de desemprego e cerca de 20% dos Olhanenses a viver no limiar duma vida decente.
Pelo meio, 6 propostas da CDU, que iam desde o desvio de transito de veículos pesados, do centro de Pechão (que o PS recusou), até ao apoio aos moradores do Caminho da Arte Nova (que o PS igualmente reprovou), ou a atribuição da Medalha máxima do Concelho ao Sporting Clube Olhanense, ou que os deputados entregassem o dinheiro que receberam nesta reunião da AM, simbolicamente ao Olhanense (e que o PS e o PSD recusaram), etc.
Para abreviar, chegou-se ao período de intervenção do público e aí desde as questões da inactividade do caíque “Bom Sucesso”, que não tem tripulação, até à ausência de reuniões do Conselho Municipal de Segurança, da responsabilidade do Presidente da Câmara, passando pelos problemas da urbanização Edigold, ou dos critérios (!!), de construção de caminhos em, Belmonte de Baixo, finalizando nas questões levantadas por vários moradores relativamente ao traçado da Variante Norte a Olhão.
A CDU, já tinha perguntado ao Presidente quais as diligências que ele dizia na sua informação que estavam a ser feitas para iniciar a construção. A resposta foi vaga e não satisfez. Mas os moradores insistiram, com factos, como contactos e marcações para expropriações, de terrenos, etc. e questionando concretamente o Eng. Leal sobre o que se está a passar.
O Eng. Leal embrulhou-se dizendo que não sabe de nada, que apenas tem um papel, que pouco informa.
Obviamente ninguém acreditou, nem acredita que o Presidente da Câmara não saiba de nada e apenas balbucie um “estamos a fazer os possíveis para encontrar as melhores soluções”…
Esta é uma resposta inaceitável, para a CDU (mas esta foi impedida de intervir pelo Presidente da Mesa, Dr. Ramires), pois o que o que o Presidente teria e terá que dizer duma forma clara e firme. é que não serão demolidas quaisquer casas, nem serão destruídas propriedades, onde estão investidas as poupanças e o modo de vida de muitas famílias Olhanenses.
A Câmara apresentou um traçado há cerca de 5 anos. Depois foi autorizando construções sobre esse traçado e agora anda ziguezagueando, tentando a solução impossível.
Este é o estilo do Eng. Leal.
Decide as coisas nas costas das populações, não dialoga e depois não assume as suas responsabilidades.
A CDU está claramente ao lado dos moradores - até porque pessoalmente a minha casa também está envolvida no previsível traçado – e a sua determinação e organização serão decisivas para se defenderem os interesses das populações.
E não vamos ficar parados. Pela nossa parte usaremos todos os meios ao nosso alcance para apoiar os legítimos direitos dos moradores.
Um presidente assim, só prova que não merece a confiança do Povo.
Isso ficou evidente,
 
José Castanheira

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO