Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Segunda-feira, 12 Outubro , 2009, 23:46

Aí temos então os resultados das eleições autárquicas no nosso Concelho, em que se distinguem alguns traços

- O PS perde votos, perde 1vereador e mandatos, perde inclusive a maioria absoluta na Fuzeta e em Olhão, mas consegue manter a maioria na Câmara, elegendo o 4º vereador por pouco mais de 350 votos. Perde mesmo a maioria na Assembleia Municipal em termos de eleição directa e não fossem as inerências das presidências de Junta de Freguesia que obteve e não teria a maioria neste órgão.
- O PSD, juntamente com o CDS potencia a coligação e somam mais do que os 2 isolados, mantendo posições, mas parece que quem mais beneficia é o CDS
- O BE, que não tinha concorrido, consegue um número de votos que lhe permitiu eleger um vereador e obter mandatos em Olhão, Quelfes e Pechão (neste caso com os independentes).
- A CDU sobe a sua votação, mantém o número de mandatos, aumentando na Fuzeta, mas fica a cerca de 90 votos da eleição do vereador.
Apesar das tendências de voto que antevíamos, se terem concretizado, os resultados concretos, em termos de votos, não foram os que a CDU esperava.
Confirmou-se a tendência do PS para descer, mas esperava-se que descesse mais. O PSD/CDS, “aguentar-se-iam”, a CDU subiria, mas esperava-se mais e o BE era uma incógnita.
O desgaste do candidato socialista, que se constatava nos contactos porta a porta, não se traduziu tão expressivamente nas urnas.
As explicações podem ser e serão provavelmente várias, das quais uma delas é certamente a imensa capacidade de manipulação e arregimentação do PS e do seu candidato, e outra a grande capacidade de uma parte do Povo de Olhão para se deixar iludir com pequenos brindes e promessas, esquecendo nesse instante, tudo o que de negativo foi feito.
Não há qualquer azedume nestas minhas palavras. Respeito a decisão que foi tomada, mas sinto-me na obrigação de denunciar aspectos que a meu ver condicionaram fortemente o sentir e a vontade do eleitorado.
E eles são inúmeros. Tantos, que nem vou enunciá-los.
Repito o que já escrevi. A CDU realizou uma campanha limpa, honesta, orientada para a elevação da consciência cívica e social dos Olhanenses.
Não posso deixar de saudar todos aqueles que foram sensíveis e esta postura e decidiram dar os seus votos à CDU, assim como não posso deixar de saudar os activistas da CDU, sobretudo os independentes e aqueles que pela primeira vez se envolveram civicamente desta forma.
Estou e estamos de consciência tranquila.
A confiança que em nós foi depositada não será traída.
As populações do nosso Concelho, sabem que podem continuar a contar com a CDU e os Partidos que a integram.
 
José Castanheira

Olhanense a 13 de Outubro de 2009 às 08:22
Tipico do comunismo,diz que houve vários aspectos que condicionaram estas eleições mas depois falta a coragem para denunciar os factos!! Que grande falta de coragem!
Nem 1 vereador elegeram enquanto o estreante BE elegeu logo 1! (Não sou BE)
Reflictam sobre o vosso trabalho enquanto oposição pois também foram "cumplices" em quase todas as decisões camarárias!
Já agora também deveriam mudar 1 bocado o vosso discurso pois a população já está cansada de ouvir a vossa k7!

Saudações.

Anónimo a 13 de Outubro de 2009 às 09:00
Cá por mim, acho que o pessoal de olhão não gosta muito de gente séria, pois continuou a votar num elemento condenado m tribunal e elegeu outro de quem se diz tudo e maisalguma coisa em termos de empresário.
Só por má fé ou desconhecimento de que a CDU não tem estado na camara de Olhão, se poderá dizer que a CDU tem aprovado todas as ecisões camarárias.
Zé de Olhão

Olhanense a 13 de Outubro de 2009 às 10:34
Sr. Zé de Olhão,leu mal o meu comentário!
Eu disse que a CDU aprovou quase todas e não todas!
O Polis não teve o voto da CDU?

FUJAM ZEBRAS a 13 de Outubro de 2009 às 11:02
A campanha eleitoral já acabou, os vossos comentários não podem fazer mais mossa, que aquela que já fez.
Deram uma boa ajuda a F.LEAL.

curioso a 13 de Outubro de 2009 às 23:16
quem deu uma boa ajuda ao ps foi a cdu pois o leal durante a campanha fez uma série de ilegalidades e a cdu e os outros partidos da oposição não o0 denunciaram.
ainda neste post o castanheira diz que sabe de uma série de ilegalidades mas fecha-se em copas se calhar está pensar nas latas de tinta que o leal ofereceu,e as notas de 10 euritos dentro da propaganda na barrequinhas porque não denunciou esses factos a propaganda nas escolas porque não chamou as televisões ? o poder tem de ser confrontado e o castanheira teve medo de enfrentar o poder instituído.
olhe castanheira nã culpe os outros da não eleição de 1 vereador e da perca de 1 deputado na A.M.,faça é uma análize série aos factos.

Anónimo a 14 de Outubro de 2009 às 06:06
O senhor curioso nunca deve ter visitado este blog para afirmar, como afirma que a cdu tem medo de afrontar o poder.
Alguém na oposição enfrentou mais o PS e o Francisco Leal que o J Castanheira? A todos os níveis.
Ele até denuncia neste post que uma das razões da votação obtida pelo PS, assentou na imensa capacidade de manipulação e condicionamento demonstrada pelo bando do F Leal.
Isto é ter medo de afrontar o poder?
Ora, sr curioso, leia e interprete bem aquilo que é escrito.
Já agora, até lhe posso dizer, porque sei, que foi apresentada queixa na CNE, pelo Castanheira, contra o Partido Socialista, por distribuição pelo Presidente da Junta de quelfes, por andar a distribuir brindes nas escolas, enquanto tal.
O Castanheira é o unico que continua a dar a cara neste blog, para que pessoas como o sr curioso e outros destilem a sua má vontade, para não dizer outra coisa.
CURIOSO II

morcego a 18 de Outubro de 2009 às 22:19
É mentira que o sr. Neves foi abordado por amigos do PS no sentido de formalizar um entendimento para as juntas de freguesia do tipo queijo Limiano?

Vai a Olhão, vai... a 15 de Outubro de 2009 às 07:06
Aparentemente estes dois ultimos comentários foram colcados pela mesma pessoa, pois o "srº" é escrito da mesma forma, com intevalo de poucos minutos entre si.
Escreverá onde quizer, mas não aqui.
Os comentários serão eliminados.
O objectivo é manter este blog limpo!

caramelo a 21 de Outubro de 2009 às 22:43
Parece que a CDU ainda não fez a avaliação das causas da derrota eleitoral e pretendo contribuir dando a minha versão.
1- O Poder usa todos os meios para se eternizar, nomeadamente na componente social; são eles que controlam as creches, os infantarios os lares, servindo-se dos dinheiros da segurança social. Neste campo o que fez a oposição? Nada.
2-O Poder contola a generalidade das escolas e fez obras.
E a oposição? Nada.
3-O Poder controla os estabelecimentos de saúde. Que tem a oposição para dar? Nada.
4-O Poder investe no desporto. E a oposição?Nada.
5-O Poder anuncia habitação social. E a oposição? Nada.
6-O Poder distribui comida. E a oposição? Nada.
7-O Poder distribuiu dinheiro. E a oposição? Nada.
8-O Poder passou mensagem de obra feita. E a oposição? Nada.
9-O Poder anunciou criação de trabalho.E a oposição?Nada.
10-O Poder disse ser transparente. E a oposição prometeu sê-lo.

Que ilações tirar disto? A oposição trabalhou mal. Não fez passar a mensagem e o feed-back foi escasso. Sem uma forte ligação às massas a oposição jamais conseguirá alcançar os seus objectivos, se é que os têm.

Anónimo a 31 de Outubro de 2009 às 22:23
Onde anda a CDU que não tem uma palavra sobre as barracadas que vão na camara e na junta de freguesia? Engoliram algum sapo?

Anónimo a 1 de Novembro de 2009 às 22:54
PAZ À SUA ALMA NO DESCANSO ETERNO. A CDU FINOU_SE!

João de OLHÃO a 12 de Novembro de 2009 às 20:28
Amigo Castanheira, é com grande agrado que o cumprimento.

Tenho notado algum adormecimento deste seu "blog" que me anima e informa com boas notas da nossa cidade e da actividade de que nos dirige, Municipio, Assembleia-Municipal e Freguesia de Olhão.

Por falar em freguesia de Olhão e porque a CDU tem lá um seu representante, gostaria de lhe perguntar:

-O que sucedeu na tomada de posse daquele orgão no passado dia 31/10/2009 (?) se a memória não me atraiçoa.

Sinceramente parece-me que seria do interesse local que alguém (com isenção) esclarecesse a população Olhanense que tem os seus destinos na mão daquela junta.

Fica a aguardar a sua disponibilidade e informação sobre o sucedido.

Cumprimentos,
João de OLHÃO

Anónimo a 13 de Novembro de 2009 às 07:28
o amigo Castanheira ainda está a digerir o sapo que engoliu com as eleições

Anónimo a 13 de Novembro de 2009 às 23:09
Sabes muito João Valerio

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO