Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Segunda-feira, 12 Outubro , 2009, 23:46

Aí temos então os resultados das eleições autárquicas no nosso Concelho, em que se distinguem alguns traços

- O PS perde votos, perde 1vereador e mandatos, perde inclusive a maioria absoluta na Fuzeta e em Olhão, mas consegue manter a maioria na Câmara, elegendo o 4º vereador por pouco mais de 350 votos. Perde mesmo a maioria na Assembleia Municipal em termos de eleição directa e não fossem as inerências das presidências de Junta de Freguesia que obteve e não teria a maioria neste órgão.
- O PSD, juntamente com o CDS potencia a coligação e somam mais do que os 2 isolados, mantendo posições, mas parece que quem mais beneficia é o CDS
- O BE, que não tinha concorrido, consegue um número de votos que lhe permitiu eleger um vereador e obter mandatos em Olhão, Quelfes e Pechão (neste caso com os independentes).
- A CDU sobe a sua votação, mantém o número de mandatos, aumentando na Fuzeta, mas fica a cerca de 90 votos da eleição do vereador.
Apesar das tendências de voto que antevíamos, se terem concretizado, os resultados concretos, em termos de votos, não foram os que a CDU esperava.
Confirmou-se a tendência do PS para descer, mas esperava-se que descesse mais. O PSD/CDS, “aguentar-se-iam”, a CDU subiria, mas esperava-se mais e o BE era uma incógnita.
O desgaste do candidato socialista, que se constatava nos contactos porta a porta, não se traduziu tão expressivamente nas urnas.
As explicações podem ser e serão provavelmente várias, das quais uma delas é certamente a imensa capacidade de manipulação e arregimentação do PS e do seu candidato, e outra a grande capacidade de uma parte do Povo de Olhão para se deixar iludir com pequenos brindes e promessas, esquecendo nesse instante, tudo o que de negativo foi feito.
Não há qualquer azedume nestas minhas palavras. Respeito a decisão que foi tomada, mas sinto-me na obrigação de denunciar aspectos que a meu ver condicionaram fortemente o sentir e a vontade do eleitorado.
E eles são inúmeros. Tantos, que nem vou enunciá-los.
Repito o que já escrevi. A CDU realizou uma campanha limpa, honesta, orientada para a elevação da consciência cívica e social dos Olhanenses.
Não posso deixar de saudar todos aqueles que foram sensíveis e esta postura e decidiram dar os seus votos à CDU, assim como não posso deixar de saudar os activistas da CDU, sobretudo os independentes e aqueles que pela primeira vez se envolveram civicamente desta forma.
Estou e estamos de consciência tranquila.
A confiança que em nós foi depositada não será traída.
As populações do nosso Concelho, sabem que podem continuar a contar com a CDU e os Partidos que a integram.
 
José Castanheira

Anónimo a 13 de Outubro de 2009 às 09:00
Cá por mim, acho que o pessoal de olhão não gosta muito de gente séria, pois continuou a votar num elemento condenado m tribunal e elegeu outro de quem se diz tudo e maisalguma coisa em termos de empresário.
Só por má fé ou desconhecimento de que a CDU não tem estado na camara de Olhão, se poderá dizer que a CDU tem aprovado todas as ecisões camarárias.
Zé de Olhão

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds