Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Segunda-feira, 12 Outubro , 2009, 23:46

Aí temos então os resultados das eleições autárquicas no nosso Concelho, em que se distinguem alguns traços

- O PS perde votos, perde 1vereador e mandatos, perde inclusive a maioria absoluta na Fuzeta e em Olhão, mas consegue manter a maioria na Câmara, elegendo o 4º vereador por pouco mais de 350 votos. Perde mesmo a maioria na Assembleia Municipal em termos de eleição directa e não fossem as inerências das presidências de Junta de Freguesia que obteve e não teria a maioria neste órgão.
- O PSD, juntamente com o CDS potencia a coligação e somam mais do que os 2 isolados, mantendo posições, mas parece que quem mais beneficia é o CDS
- O BE, que não tinha concorrido, consegue um número de votos que lhe permitiu eleger um vereador e obter mandatos em Olhão, Quelfes e Pechão (neste caso com os independentes).
- A CDU sobe a sua votação, mantém o número de mandatos, aumentando na Fuzeta, mas fica a cerca de 90 votos da eleição do vereador.
Apesar das tendências de voto que antevíamos, se terem concretizado, os resultados concretos, em termos de votos, não foram os que a CDU esperava.
Confirmou-se a tendência do PS para descer, mas esperava-se que descesse mais. O PSD/CDS, “aguentar-se-iam”, a CDU subiria, mas esperava-se mais e o BE era uma incógnita.
O desgaste do candidato socialista, que se constatava nos contactos porta a porta, não se traduziu tão expressivamente nas urnas.
As explicações podem ser e serão provavelmente várias, das quais uma delas é certamente a imensa capacidade de manipulação e arregimentação do PS e do seu candidato, e outra a grande capacidade de uma parte do Povo de Olhão para se deixar iludir com pequenos brindes e promessas, esquecendo nesse instante, tudo o que de negativo foi feito.
Não há qualquer azedume nestas minhas palavras. Respeito a decisão que foi tomada, mas sinto-me na obrigação de denunciar aspectos que a meu ver condicionaram fortemente o sentir e a vontade do eleitorado.
E eles são inúmeros. Tantos, que nem vou enunciá-los.
Repito o que já escrevi. A CDU realizou uma campanha limpa, honesta, orientada para a elevação da consciência cívica e social dos Olhanenses.
Não posso deixar de saudar todos aqueles que foram sensíveis e esta postura e decidiram dar os seus votos à CDU, assim como não posso deixar de saudar os activistas da CDU, sobretudo os independentes e aqueles que pela primeira vez se envolveram civicamente desta forma.
Estou e estamos de consciência tranquila.
A confiança que em nós foi depositada não será traída.
As populações do nosso Concelho, sabem que podem continuar a contar com a CDU e os Partidos que a integram.
 
José Castanheira

Vai a Olhão, vai... a 15 de Outubro de 2009 às 07:06
Aparentemente estes dois ultimos comentários foram colcados pela mesma pessoa, pois o "srº" é escrito da mesma forma, com intevalo de poucos minutos entre si.
Escreverá onde quizer, mas não aqui.
Os comentários serão eliminados.
O objectivo é manter este blog limpo!

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds