Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Terça-feira, 07 Abril , 2009, 17:29

Aproxima-se este período que oriundo do calendário da liturgia católica, acaba por ter uma expressão que transcende as suas origens.

Então, praticamente por todo o mundo, sobretudo nas diversas expressões da religião católica, a Páscoa é comemorada das mais diversas formas e com as mais diversas tradições.
Ele é o cabrito, ele é o folar, as amêndoas, os ovos pintados e por aí fora.
Na nossa terra há uma certa associação entre a Páscoa e a amêijoa, seja porque aparecem por aí muitos espanhóis,  seja porque mesmo de outros pontos do nosso Portugal, compatriotas nos visitam, há uma certa animação da actividade do marisqueio.
Até a própria questão da Vila de Amêijoas (e é aproveitar-se o nosso amigo Augusto da Paz e tentar-se que ele ensine esta prática a gente nova, para que não se perca) ajuda a esta animação do sector.
Sector esse que como todos sabemos, não passa bem.
A poluição, esse flagelo que por não ser enfrentado, tem-se agigantado e prejudicado enormemente a produção de amêijoas na Ria.
Penso que a atitude da Câmara de Olhão e do Sr. Eng. Leal em relação a este problema, tem sido confrangedora, para não dizer outra coisa...
O Sr. Eng. Leal, ora afirma que praticamente estão tratados a totalidade dos esgotos, ora nega que da Bela Olhão escorriam dejectos não tratados para dentro da doca, ora faz de conta que não vê o cano que escorre junto ao "T", ou que o seu nariz não sente os cheiros que emanam da Etar Poente, ora dizia que o emissário não resolvia nada, mas agora já diz que é solução e tudo o mais que conhecemos, como esta de trazer os efluentes da Ilha da Armona, para serem tratados na Etar Nascente e depois despejados para a Ria.
A incúria, a demagogia, a desorientação e a fuga às suas responsabilidades nesta matéria, por parte do Presidente da Câmara de Olhão,  conduziram a uma situação desesperante para muitos dos produtores de amêijoas do nosso Concelho.
Mesmo agora, acabo de saber que a Estação Elevatória entre a Fuzeta e Olhão, colapsou e está desde ontem a descarregar directamente para a Ria.
Se esta noticia se confirma, o que é que se pode dizer a isto? Foi uma avaria técnica? Mas não há alternativa senão massacrar a Ria? Espanta como é que ela ainda consegue ser Formosa ..
Bom, comecei este escrito cheio de boa vontade, provavelmente fruto do espírito da época. Mas a triste realidade deste sector tão importante para o nosso Concelho e tão continuadamente maltratado pela Autarquia, acaba por se nos impor.
Volto ao principio.
Espero que a animação da Páscoa, tenha reflexos em ganhos - se possível equilibrados - para todos os agentes do sector, desde produtores aos comerciantes.
E termino como comecei desejando que todos os Munícipes tenham uma Boa Páscoa, se tal for possível...
 
José Castanheira
 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds