Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Terça-feira, 07 Abril , 2009, 17:29

Aproxima-se este período que oriundo do calendário da liturgia católica, acaba por ter uma expressão que transcende as suas origens.

Então, praticamente por todo o mundo, sobretudo nas diversas expressões da religião católica, a Páscoa é comemorada das mais diversas formas e com as mais diversas tradições.
Ele é o cabrito, ele é o folar, as amêndoas, os ovos pintados e por aí fora.
Na nossa terra há uma certa associação entre a Páscoa e a amêijoa, seja porque aparecem por aí muitos espanhóis,  seja porque mesmo de outros pontos do nosso Portugal, compatriotas nos visitam, há uma certa animação da actividade do marisqueio.
Até a própria questão da Vila de Amêijoas (e é aproveitar-se o nosso amigo Augusto da Paz e tentar-se que ele ensine esta prática a gente nova, para que não se perca) ajuda a esta animação do sector.
Sector esse que como todos sabemos, não passa bem.
A poluição, esse flagelo que por não ser enfrentado, tem-se agigantado e prejudicado enormemente a produção de amêijoas na Ria.
Penso que a atitude da Câmara de Olhão e do Sr. Eng. Leal em relação a este problema, tem sido confrangedora, para não dizer outra coisa...
O Sr. Eng. Leal, ora afirma que praticamente estão tratados a totalidade dos esgotos, ora nega que da Bela Olhão escorriam dejectos não tratados para dentro da doca, ora faz de conta que não vê o cano que escorre junto ao "T", ou que o seu nariz não sente os cheiros que emanam da Etar Poente, ora dizia que o emissário não resolvia nada, mas agora já diz que é solução e tudo o mais que conhecemos, como esta de trazer os efluentes da Ilha da Armona, para serem tratados na Etar Nascente e depois despejados para a Ria.
A incúria, a demagogia, a desorientação e a fuga às suas responsabilidades nesta matéria, por parte do Presidente da Câmara de Olhão,  conduziram a uma situação desesperante para muitos dos produtores de amêijoas do nosso Concelho.
Mesmo agora, acabo de saber que a Estação Elevatória entre a Fuzeta e Olhão, colapsou e está desde ontem a descarregar directamente para a Ria.
Se esta noticia se confirma, o que é que se pode dizer a isto? Foi uma avaria técnica? Mas não há alternativa senão massacrar a Ria? Espanta como é que ela ainda consegue ser Formosa ..
Bom, comecei este escrito cheio de boa vontade, provavelmente fruto do espírito da época. Mas a triste realidade deste sector tão importante para o nosso Concelho e tão continuadamente maltratado pela Autarquia, acaba por se nos impor.
Volto ao principio.
Espero que a animação da Páscoa, tenha reflexos em ganhos - se possível equilibrados - para todos os agentes do sector, desde produtores aos comerciantes.
E termino como comecei desejando que todos os Munícipes tenham uma Boa Páscoa, se tal for possível...
 
José Castanheira
 

Mano João a 8 de Abril de 2009 às 00:07
Boa Páscoa!

Haja saúde
Mano João

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds