Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Quinta-feira, 14 Maio , 2009, 20:07

Que magnifica figura, tem a equipa principal do S C Olhanense, vindo a fazer na “liga Vitalis”!

Tivemos oportunidade de propor que a Assembleia Municipal de Olhão na sua ultima Sessão, saudasse a passagem de mais um aniversário do S C Olhanense, assim como a brilhante prestação da equipa de futebol, saudação essa que foi aprovada por unanimidade.
De facto, estão de parabéns os jogadores, a equipa técnica, os dirigentes e em geral todos os adeptos do Clube.
Mesmo aqueles que em Olhão, não sejam adeptos do “Olhanense”, não podem ficar indiferentes à possibilidade do nosso Concelho ter uma equipa a disputar a Primeira Liga do Futebol nacional.
Será o nome de Olhão que andará nas bocas do “mundo desportivo”, nos jornais, nas rádios, nas televisões, etc., serão os “grandes” que nos visitarão, com o que isso significa de animação a todos os níveis, e por aí fora.
È evidente que num quadro destes, nenhum candidato à Câmara de Olhão, pode deixar de pensar nas formas de apoiar aqueles (neste caso o S C Olhanense), que estão a promover o nosso Município, seja ajudando a criar melhores condições de trabalho, para os profissionais do clube, seja criando condições para que os espectáculos se realizem de dia ou de noite, seja ajudando a criar condições para que quem nos visite, sinta que é bem-vindo e possa desfrutar do que o nosso Concelho e as suas gentes lhes podem oferecer.
No meu caso, como candidato à Presidência da Câmara de Olhão, não posso pensar doutra maneira.
Mas num ano de eleições e à boleia da carreira da equipa do Olhanense, o Eng. Leal, que é candidato à Presidência da Câmara, pelo Partido Socialista, veio fazer um “figurão”, prometendo mundos e fundos.
Ele é assim! Não respondeu a nenhuma questão concreta. Mas como visionário que é e “antecipando o futuro”, ei-lo que promete, promete, promete…
O problema é que não bastam promessas. Vai ser preciso bastante dinheiro e é necessária pujança económica duma terra, dum concelho, duma região, para “aguentar” sustentadamente uma equipa de futebol a este nível.
Olhão e os Olhanenses, vivem, nos aspectos económicos e sociais momentos difíceis, como a grande maioria dos portugueses.
Mas como o sonho comanda a vida, com o esforço e a união de todos os que gostam não apenas do “Olhanense”, mas de Olhão, desde as empresas que ainda vão resistindo, aos homens do mar (se a pesca der para isso…), à Autarquia, aos associados, aos nossos emigrantes, mesmo outras entidades fora do Concelho de Olhão e até os particulares, estou confiante que todos (e não um qualquer presidente messias…), teremos que dar as mãos para que o Sporting Clube Olhanense, possa continuar a levantar o nome do Olhão, neste mundo do futebol.
 
José Castanheira 

Floripes a 14 de Maio de 2009 às 21:57
ao ler este comentário ao discurso do engenheiro F.Leal(ele é engenheiro não é') sobre as promessas que fez à equipa profissional de Futebol do SCO,fico na duvida de qual é o ponto de vista do candidato a presidente da CMO J. Castanheira,no que refere ao apoio a uma equipa de futebol profissional da nossa codade?
o J. Castanheira apoiaria uma equipa de futebol profissional,com os dinheiros publicos da autarquia?
pergunto isso porque fiquei confuso. será que me pode esclarecer?
obigado Floripes.

Mano João a 15 de Maio de 2009 às 00:26
Amigo Castanheira

Não me vai levar a mal, mas não fiquei a perceber bem se a sua intenção enquanto futuro autarca é a de dar "mais" as mãos ao SCO se este subir de divisão. Na minha modesta perspectiva, um clube que se abalança a uma empreitada maior tem que se precaver também no seu enquadramento económico, esticando os pés à medida do lençol e não contando com o ovo que está dentro da galinha... O SCO tem usufruído de benesses camarárias, feitas com dinheiros públicos , que ultrapassam qualquer enquadramento. Vou dar-lhe um simples exemplo - as escolas dependentes da autarquia não realizam visitas de estudo fora da cidade porque o autocarro está, a maior parte das vezes, ao serviço do SCO.
Se forem as empresas ou os particulares a desempenhar o papel de mecenas ao clube da terrra, tudo bem. Mas se esse mecenato se estende também à autarquia, há que pensar também em outros sectores desportivos, futebolísticos ou não, que também defendem o nome da terra e deverão de ser olhados do mesmo modo.

Haja saúde
Mano João

Vitor Matias a 15 de Maio de 2009 às 10:22
Caro Amigo Castanheira,

Penso que qualquer olhanense deve ficar satisfeito pela carreira que o SCO está a fazer na Liga Vitalis. Nas últimas semanas o nome de Olhão tem surgido nas TV´s.
Contudo penso que o custo com o futebol profissional deve ser suportado pelas SAD`s e pelos Clubes. As Direcções dessas instituições deverão criar condições para encontrar as fontes de financiamento.
Já é altura de haver uma separação entre a política e o mundo do futebol. Os dinheiros públicos não devem ser utilizados para financiar os profissionais do futebol. Está provado que estas situações têm levado a situações de pouca tranparência. Veja-se o caso do Farense, onde a CMF injectou milhões. Onde está esse dinheiro? Qual foi o retorno para o concelho de Faro? Quem assume a responsabilidade desse desperdício de dinheiro junto dos contribuintes? Veja-se o caso do Louletano, há uns anos atrás, onde a CML injectou milhões.
Será adequado a CMO promoter apoios para a reformulação do Estádio se o Olhanense subir e ter previsto um novo estádio municipal. Irão ser feitas despesas duas vezes com a mesma finalidade?! Será que não haverão outras prioridades no concelho?
A Câmara Municipal de Olhão deverá apoiar institucionalmente qualquer instituição local que promova o nome de Olhão, mas não através da atribuição de subsídios financeiros.
As autarquias deverão fomentar a pratica desportiva (não só o futebol) e apoiar os clubes no desenvolvimento de actividades amadoras.
Porém quando chegamos ao nível das actividades profissionais e em particular ao mundo do futebol onde a falta de transparência reina, a ajuda deverá ser apenas institucional ou em algumas situações particulares logistica.
É tempo dos nossos autarcas perceberam que os dinheiros que geram não são seus e como tal é necessário prestar contas onde esses dinheiros são gastos.

Um abraço
Vítor Matias

Raul Coelho a 15 de Maio de 2009 às 11:43
Amigo Castanheira
É normal que todos os moradores em Olhão, mesmo os que não tendo cá nascido, se sintam contentes por ao Olhanense ser certa a subida de divisão, por isto mais aquilo.
Como candidato, cabeça de lista, à Câmara é normal que partilhe desse contentamento com o actual presidente da Câmara, mas que não se demarque do interesse promíscuo, político-partidário com o SC Olhanense de F. Leal é esquecimento lamentável para quem quer ser oposição.
As ajudas que a Câmara de Olhão tem dado ao SCO não tem sido transparentes, são dinheiros públicos cujo destino não tem sido claro.
É que a CDU faz mesmo falta na Câmara de Olhão mas não é para prosseguir nos caminhos do Leal.
Creia-me

rc




Mano Carlos a 15 de Maio de 2009 às 12:54
Nenhum Olhanense deve ficar indeferente ao sucesso da sua equipa de futebol, mas atenção aos custos desse mesmo sucesso com os dinheiros publicos, Olhão tem outras prioridades.
Penso que o amigo CASTANHEIRA, reflecte exactamente isso no seu comentário 1º congratula-se pelo exito desportivo da sua terra e 2º deixa avisos a navegação de que com outro elenco camarário talvez não se siga os mesmos caminhos.

MANO CARLOS

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO