Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Quinta-feira, 14 Maio , 2009, 20:07

Que magnifica figura, tem a equipa principal do S C Olhanense, vindo a fazer na “liga Vitalis”!

Tivemos oportunidade de propor que a Assembleia Municipal de Olhão na sua ultima Sessão, saudasse a passagem de mais um aniversário do S C Olhanense, assim como a brilhante prestação da equipa de futebol, saudação essa que foi aprovada por unanimidade.
De facto, estão de parabéns os jogadores, a equipa técnica, os dirigentes e em geral todos os adeptos do Clube.
Mesmo aqueles que em Olhão, não sejam adeptos do “Olhanense”, não podem ficar indiferentes à possibilidade do nosso Concelho ter uma equipa a disputar a Primeira Liga do Futebol nacional.
Será o nome de Olhão que andará nas bocas do “mundo desportivo”, nos jornais, nas rádios, nas televisões, etc., serão os “grandes” que nos visitarão, com o que isso significa de animação a todos os níveis, e por aí fora.
È evidente que num quadro destes, nenhum candidato à Câmara de Olhão, pode deixar de pensar nas formas de apoiar aqueles (neste caso o S C Olhanense), que estão a promover o nosso Município, seja ajudando a criar melhores condições de trabalho, para os profissionais do clube, seja criando condições para que os espectáculos se realizem de dia ou de noite, seja ajudando a criar condições para que quem nos visite, sinta que é bem-vindo e possa desfrutar do que o nosso Concelho e as suas gentes lhes podem oferecer.
No meu caso, como candidato à Presidência da Câmara de Olhão, não posso pensar doutra maneira.
Mas num ano de eleições e à boleia da carreira da equipa do Olhanense, o Eng. Leal, que é candidato à Presidência da Câmara, pelo Partido Socialista, veio fazer um “figurão”, prometendo mundos e fundos.
Ele é assim! Não respondeu a nenhuma questão concreta. Mas como visionário que é e “antecipando o futuro”, ei-lo que promete, promete, promete…
O problema é que não bastam promessas. Vai ser preciso bastante dinheiro e é necessária pujança económica duma terra, dum concelho, duma região, para “aguentar” sustentadamente uma equipa de futebol a este nível.
Olhão e os Olhanenses, vivem, nos aspectos económicos e sociais momentos difíceis, como a grande maioria dos portugueses.
Mas como o sonho comanda a vida, com o esforço e a união de todos os que gostam não apenas do “Olhanense”, mas de Olhão, desde as empresas que ainda vão resistindo, aos homens do mar (se a pesca der para isso…), à Autarquia, aos associados, aos nossos emigrantes, mesmo outras entidades fora do Concelho de Olhão e até os particulares, estou confiante que todos (e não um qualquer presidente messias…), teremos que dar as mãos para que o Sporting Clube Olhanense, possa continuar a levantar o nome do Olhão, neste mundo do futebol.
 
José Castanheira 

Vitor Matias a 15 de Maio de 2009 às 10:22
Caro Amigo Castanheira,

Penso que qualquer olhanense deve ficar satisfeito pela carreira que o SCO está a fazer na Liga Vitalis. Nas últimas semanas o nome de Olhão tem surgido nas TV´s.
Contudo penso que o custo com o futebol profissional deve ser suportado pelas SAD`s e pelos Clubes. As Direcções dessas instituições deverão criar condições para encontrar as fontes de financiamento.
Já é altura de haver uma separação entre a política e o mundo do futebol. Os dinheiros públicos não devem ser utilizados para financiar os profissionais do futebol. Está provado que estas situações têm levado a situações de pouca tranparência. Veja-se o caso do Farense, onde a CMF injectou milhões. Onde está esse dinheiro? Qual foi o retorno para o concelho de Faro? Quem assume a responsabilidade desse desperdício de dinheiro junto dos contribuintes? Veja-se o caso do Louletano, há uns anos atrás, onde a CML injectou milhões.
Será adequado a CMO promoter apoios para a reformulação do Estádio se o Olhanense subir e ter previsto um novo estádio municipal. Irão ser feitas despesas duas vezes com a mesma finalidade?! Será que não haverão outras prioridades no concelho?
A Câmara Municipal de Olhão deverá apoiar institucionalmente qualquer instituição local que promova o nome de Olhão, mas não através da atribuição de subsídios financeiros.
As autarquias deverão fomentar a pratica desportiva (não só o futebol) e apoiar os clubes no desenvolvimento de actividades amadoras.
Porém quando chegamos ao nível das actividades profissionais e em particular ao mundo do futebol onde a falta de transparência reina, a ajuda deverá ser apenas institucional ou em algumas situações particulares logistica.
É tempo dos nossos autarcas perceberam que os dinheiros que geram não são seus e como tal é necessário prestar contas onde esses dinheiros são gastos.

Um abraço
Vítor Matias

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds