Acabo de saber que o Olhanense venceu o jogo que disputou hoje, não sei contra que equipa, e portanto garantiu a subida à 1ª divisão.
Desde já expresso a minha satisfação e as minhas saudações para todos os adeptos.
Quanto ao meu anterior post, não posso deixar de vos agradecer os comentários, que mostram a vossa atenção e me ajudam a reflectir.
Tentarei esclarecer melhor aquilo que penso, respeitando e concordando com muito daquilo que escreveram, e aceitando que nem todos possam concordar comigo.
Não sei se conseguirei tirar todas as dúvidas que ficaram, mas tentarei.
Comigo, os dinheiros públicos não podem servir, nem servirão, para financiar o futebol profissional. Nem creio que nenhum Olhanense prefira que a Câmara de Olhão invista numa equipa de futebol profissional, em detrimento de outras necessidades da população, como a área social, a educação, o desenvolvimento económico ou melhor limpeza, etc., etc.
A Câmara de Olhão, se canaliza para o “Olhanense” recursos financeiros que fariam mais falta noutras coisas, está a prejudicar os olhanenses e a demonstrar uma falta de rigor na gestão dos dinheiros públicos.
São de facto os clubes que ao se “abalançarem” a determinados objectivos, têm que fazer contas à vida, fazer o inventário dos meios de que dispõem e têm que encontrar as formas de financiamento.
Se eu não disse isto, é isto que eu penso.
A separação da política do futebol, é necessária e saudável.
Comigo na Câmara, o relacionamento desta com o “Olhanense”, será fundamentalmente institucional.
Entretanto, não posso deixar de ter em conta que o “Olhanense” constitui fonte de alegria para muitos e muitos conterrâneos nossos.
Deve a Câmara CDU, de Olhão ignorar isto? Quanto a mim não!
Deve a Câmara CDU, envolver-se de “pés e cabeça”, incluindo com dinheiros, nisto? Quanto a mim, não!
Portanto quando digo que como candidato da CDU não posso deixar de considerar as questões que a presença duma equipa do nosso concelho, no topo do futebol nacional, implicam, não quero dizer que se vai com os dinheiros públicos construir um novo estádio, ou aumentar os prémios dos jogadores, ou sei lá mais o quê…
Mas a Câmara de Olhão, pode ser um bom mediador no contacto entre o Sporting Clube Olhanense e a Sociedade Civil.
E defendo isto relativamente ao Olhanense como relativamente a qualquer outro clube ou associação local.
Só que com o Olhanense tudo isto tem mais visibilidade.
José Castanheira