Blog pessoal de José Castanheira, membro do Partido Comunista Português, eleito na Assembleia Municipal de Olhão pela CDU, e candidato por esta coligação, à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
publicado por Vai a Olhão, vai... | Domingo, 17 Maio , 2009, 23:23

Acabo de saber que o Olhanense venceu o jogo que disputou hoje, não sei contra que equipa, e portanto garantiu a subida à 1ª divisão.

Desde já expresso a minha satisfação e as minhas saudações para todos os adeptos.
Quanto ao meu anterior post, não posso deixar de vos agradecer os comentários, que mostram a vossa atenção e me ajudam a reflectir.
Tentarei esclarecer melhor aquilo que penso, respeitando e concordando com muito daquilo que escreveram, e aceitando que nem todos possam concordar comigo.
Não sei se conseguirei tirar todas as dúvidas que ficaram, mas tentarei.
Comigo, os dinheiros públicos não podem servir, nem servirão, para financiar o futebol profissional. Nem creio que nenhum Olhanense prefira que a Câmara de Olhão invista numa equipa de futebol profissional, em detrimento de outras necessidades da população, como a área social, a educação, o desenvolvimento económico ou melhor limpeza, etc., etc.
A Câmara de Olhão, se canaliza para o “Olhanense” recursos financeiros que fariam mais falta noutras coisas, está a prejudicar os olhanenses e a demonstrar uma falta de rigor na gestão dos dinheiros públicos.
São de facto os clubes que ao se “abalançarem” a determinados objectivos, têm que fazer contas à vida, fazer o inventário dos meios de que dispõem e têm que encontrar as formas de financiamento.
Se eu não disse isto, é isto que eu penso.
A separação da política do futebol, é necessária e saudável.
Comigo na Câmara, o relacionamento desta com o “Olhanense”, será fundamentalmente institucional.
Entretanto, não posso deixar de ter em conta que o “Olhanense” constitui fonte de alegria para muitos e muitos conterrâneos nossos.
Deve a Câmara CDU, de Olhão ignorar isto? Quanto a mim não!
Deve a Câmara CDU, envolver-se de “pés e cabeça”, incluindo com dinheiros, nisto? Quanto a mim, não! 
Portanto quando digo que como candidato da CDU não posso deixar de considerar as questões que a presença duma equipa do nosso concelho, no topo do futebol nacional, implicam, não quero dizer que se vai com os dinheiros públicos construir um novo estádio, ou aumentar os prémios dos jogadores, ou sei lá mais o quê…
Mas a Câmara de Olhão, pode ser um bom mediador no contacto entre o Sporting Clube Olhanense e a Sociedade Civil.
E defendo isto relativamente ao Olhanense como relativamente a qualquer outro clube ou associação local.
Só que com o Olhanense tudo isto tem mais visibilidade.
José Castanheira

rc a 18 de Maio de 2009 às 08:42
Um grande Viva ao Olhanense.
Amigo Castanheira,
Está muito bem o que escreveste agora, mas mesmo assim ainda tenho dúvidas se na Câmara com a CDU as relações desta com o SCO serão transparentes.
Porquê?
Se não forem escalpeladas as ajudas da Câmara nos mandatos de F. Leal, em que se consiga saber para onde foram os financiamentos, onde efectivamente foram aplicados, auditados os cumprimentos dos protocolos, os cidadãos, sejam de Olhão sejam de onde forem, os contribuintes todos nós, não ficaremos esclarecidos de como a coisa se tem passado.
Sem esse conhecimento, não nos poderemos precaver para o futuro, com ou sem CDU.
O mundo das relações entre o futebol (prof.) e poder político não podes ignorar, é um onde em Portugal se tem verificado os maiores e mais casos de corrupção e de desbaratinato de fundos públicos.
O Olhanense, é um assunto sensível, sério e importante em Olhão.
Político que se preze, com ambições para o concelho, com princípios de transparência, tem de ser também nesta matéria suficientemente claro em relação ao desporto, ao futebol profissional, às outras modalidades desportivas e às associações desportivas, todas.

KARL a 23 de Maio de 2009 às 15:50
Para qualquer fã do futebol a presença do SCO na 1.ª divisão é uma alegria, à que dar os parabens ao clube, apoio possível em termos institucionais, logisticos e até financeiros.Contudo quem recebe as ajudas deve ser racional nas exigências,ao mesmo tempo quem apoia(CMO) tem o dever, perante o clube, de dizer não quando não é possível essa ajuda.Estas coisas têm de ser clarificadas à priori, evitando-se pressões e evntuais chantagens- a euforia dos adeptos não se coaduna muitas vezes com a razoabilidade.Uma cidade com qualidade de vida não passa apenas pelo sucesso desportivo futebolistico.O que serve um clube na 1.º liga se depois os seus profissionais e outros rapadores de tacho duplicam os seus honorários e os restantes olhanenses continuam na mesma, com uma cidade cheia de carências.Sabemos que as pessoas neste momento estão eufóricas com a subida, também estou mas saibamos mantern os pés no concelho e ver as verdadeiras necessidades cá do burgo.è obvio que o eng.ºLeal está a tirar dividendos, sabemos que nem sempre se pode dizer a verdade, ou ir contra a euforia do presente, no entanto seria bom que as pessoas meditassem sobre os gastos astronómicos que se fazem por cá e chegassem à conclusão que é dever da gestão camarária executar obra para todos os olhanenses e não apenas para as instituições que mais peso e votos proporcionam.Felismente existe quem pense o concelho como um todo,para todos e com qualidade de vida.A gestão autárquica CDU no país fala por si.Têm o meu voto.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO